Descer o Vouga - do rio à ria
- Carlos Carneiro
- 6 days ago
- 4 min read
Updated: 5 days ago
Cacia - Ria de Aveiro
Nesta jornada vamos descer de Cacia, já no último troço do Vouga, com as suas margens apertadas e entrar na Ria de Aveiro moldada há séculos num enorme labirinto pelo homem, o rio e o mar. Três dias de aventura, onde começamos na paz do Rio Vouga até desembocarmos na vasta Ria de Aveiro onde dormimos em campismo selvagem numa antiga marinha de sal e finalmente paramos na ilha do Palheiro da Cristina e do Tó, mais conhecido na zona como o “Guarda Rios”. A mesa é farta, a paisagem sublime, há redes de pesca e de volley e na alta mar podemos dar mergulhos para água, na baixa caminhamos pela ria à procura de Cracas e Chocos para o petisco. Quem se aventura?

Inclui
Caiaque (de 2 pessoas) e pagaias
Colete salva vidas
3 sacos estanques por pessoa (mochila para carga maior + bolsa para tens do dia-a-dia + bolsa telemóvel)
Material cozinha e campismo (tenda colchonete) para o grupo
3 noites em tenda - 1 em colectividade, 1 campismo selvagem, 1 em ilha privada
2 jantares, 1 almoço e 3 pequenos-almoços
Acompanhamento de Carlos Carneiro
Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil
Exclui
Refeições não mencionada
Transporte até ao local
Informações práticas
Nível de dificuldade - acessível a qualquer pessoa activa
Grupo máximo - 14 Grupo mínimo - 6 (adultos)
Preço: Adulto 290 €
Inscrições
Para se inscrever envie por favor um email para hlcarneiro@gmail.com com o nome e data da descida pretendida. Será enviado um e-mail de volta a confirmar a vaga e a pedir um adiantamento de 100 euros por pessoa para confirmar a reserva.
Ponto de Encontro
O ponto de encontro será ao final do dia / noite na colectividade popular de Cacia, em cima do Vouga onde estarão montadas as tendas que pernoitamos e teremos uma casa de banho de apoio.
Cancelamentos / desistências
Se desistir da viagem até seis semanas antes do início da actividade, devolvemos o adiantamento na totalidade, depois disso devolvemos se a vaga for preenchida. No caso de cancelarmos a viagem por qualquer motivo o dinheiro será devolvido de imediato.
Grupo mínimo - 6 (adultos)
Grupo máximo - 14
Grau de dificuldade
Esta aventura para o género de actividade que é, terá um grau médio de dificuldade física, pois não fazemos muitos quilómetros a pagaiar. Mas exige resistência mental pois mas dormimos três noites em tendas e tem bastante logística - depois de um dia na água ter que puxar caiaques, montar tendas, preparar jantar etc. Então o grupo tem que estar unido a apoiar-se. Como os caiaques são de 2 lugares, se necessário adaptamos os pares e equilibramos o ritmo de grupo. Na primeira e última noite teremos acesso a casa de banho, e na última noite, parte do grupo pode dormir num quarto com beliches.
Não é preciso saber nadar para fazer esta viagem.
Nível de conforto / dormidas
O nível de conforto é básico, sempre em tenda, sendo que duas das noites teremos apoio em terra de refeição quente e casas de banho. Todas as noites, por defeito, serão em tendas de dois partilhadas (fornecidas por nós). Quem quiser pode trazer a sua tenda e dormir sozinho (desde que seja pequenas e caibam no caiaque, as redondas de 2 segundos são desaconselhadas).
Cães
Os cães são bem-vindos (máximo 2 por grupo), mas não deverão interferir com a fluidez do programa - têm que conviver pacificamente com outros cães e viajantes, e que aguentar 4 a 5 horas por dia num caiaque (máximo hora e meia de seguida).
Não será fornecido colete salva vidas para os cães. Alguma dúvida entrar em contacto!
Itinerário
.
.
.
.
Dia zero
Cacia (encontro final do dia / noite)
O ponto de encontro será na colectividade popular de Cacia, em cima do Vouga onde estarão montadas as tendas que pernoitamos e teremos uma casa de banho de apoio. O jantar poderá ser na colectividade ou numa churrascaria na zona.
Dia um
Hoje sentimos como a paisagem muda do rio à ria, da água doce que se vem acumulando desde a serra da lapa e se encontra com o mar, numa paisagem moldada há séculos pela mão humana Vamos aproveitar as seis horas de maré rumo a uma antiga marinha de sal da Ria de Aveiro onde vamos pernoitar, cozinhar com fogo e dormir debaixo das estrelas num total e feliz isolamento.
Dia dois
Hoje regressamos para os caiaques e à labiríntica Ria de Aveiro rumo ao Palheiro da Purificação, da Cristina e Tó também conhecido como o “Guarda Rios”. É neste canto que encontraram o seu refúgio há décadas. Primeiro num pequeno palheiro que era uma casa de apoio, que foi crescendo e agora e uma casa muito acolhedora, de mesa farta, vistas e incríveis. Vamos na baixa mar caminhar com o Tó e Cristina à procura de Chocos, Cracas ou o que a generosidade da Ria de Aveiro nos oferecer. A melhor desculpa para conhecermos melhor a ria, as suas actividades ancestrais e beber todo o conhecimento que têm desta paisagem peculiar, e pôr mãos à obras para o petisco final de dia .
Dia três
Desfrutamos dos últimos momentos na ilha e retomamos os caiaques de volta à Ria e a caminho da nossa última paragem - o cais da Ribeira de Esgueira. É hora de arrumar tudo, ir buscar carros, e ir para casa para um merecido descanso!


















Comments